image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Blog

sunscreen

Tudo sobre filtro solar

Você sabia que existem 2 tipos diferentes de filtro solar? Sim, os filtros solares são divididos em químicos e físicos.

Filtros físicos, minerais ou inorgânicos: são formados por partículas derivadas de minerais ou metais.

Quem são?

Óxido de Zinco e Dióxido de Titânio. Um pigmento chamado Óxido de ferro hoje também é considerado como protetor físico, pois tem a capacidade de proteção contra luz visível.

Como agem?

Bloqueiam os efeitos da radiação refletindo ou dispersando os raios solares. Ou seja, os raios não penetram na nossa pele, os filtros formam um verdadeiro escudo. Este tipo não é desestabilizado pelo sol.

Benefícios:

São ideais para pacientes de pele sensível, após procedimentos, gestantes, alérgicos e crianças uma vez que não penetram na pele.

Contras:

Em geral tem cosmética pior, podem deixar o rosto com resíduo esbranquiçado, conhecido como “white-cast” (os filtros micronizados diminuem este efeito pois as partículas são de tamanho muito pequeno).

 

Filtros químicos ou orgânicos: Existem diversos filtros, cada um com capacidade de bloquear melhor uma faixa da radiação (UVA ou UVB), por isso a associação de mais de um tipo deles é ideal para uma proteção solar ampla.

Como agem?

Absorvem os raios de sol e através de uma reação química transformam a energia solar em uma forma mais branda que não gera malefícios a nossa pele. Dessa maneira, eles absorvem essa radiação, impedindo que ela atinja as células da pele.

Benefícios:

Geralmente possuem melhor cosmética, espalhabilidade, toque mais seco. Possibilitam várias apresentações como creme, gel, óleo, loção e spray.

Quem são?

  • PABA (ácido para-aminobenzóico) não é mais usado, mancha roupas e tem grande risco de alergias;
  • Tinosorb M;
  • Benzofenona 3 ou oxibenzona;
  • Mexoryl SX (derivado de cânfora);
  • Octocrileno;
  • Metoxicinamato;
  • Avobenzona (único para UVA longo, muito instável, precisa de boa formulação para não perder efeito).

A maior parte dos filtros comerciais disponíveis possui ou uma associação de filtros físicos e químicos ou somente de químicos. Porém recentemente as indústrias têm investido em apresentações 100% físicas com cosmética cada vez melhor.