image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Blog

Alergia à tatuagem

Alergia à tatuagem

Uma tatuagem pode causar alergia?

Sim, tudo o que é aplicado em nossa pele é passível de causar alergia ou outro tipo de reação e como vimos no post anterior a tatuagem é a aplicação de tinta na profundidade da pele.

E como são essas reações?

Eczema: é a reação alérgica onde vermelhidão, coceira e descamação acontecem no local do desenho. Pode acontecer inchaço, bolhas e saída de água.

O pigmento que mais comumente causa alergia é o vermelho, com cor preta, azul e verde é menos comum. As tintas são formadas por uma grande mistura de componentes e não há uma padronização, por isso é praticamente impossível determinar qual a substância causadora da alergia.

Formação de granulomas: é a reação que acontece quando nosso organismo identifica um corpo estranho e tenta eliminá-lo. Aparece como nódulos (caroços) no local do desenho. Desenvolvimento de uma doença cutânea chamada líquen plano. Novamente o pigmento mais comum é o vermelho. Trata-se de pequenas elevações na pele com um tom arroxeado e superfície leitosa, geralmente com coceira.

Após realizar uma tatuagem existem algumas reações indesejadas que podem acontecer na sua pele. Alergias induzidas pelo sol: inchaço, coceira e vermelhidão podem surgir após uma exposição solar, acontece uma reação quando o elemento cádmio está presente na composição da tinta. Mais comum nas tintas amarelas, seguido das vermelhas.

Reações tardias: são as que acontecem anos após a tatuagem ter sido feita. São áreas que ficam elevadas vermelho-arroxeadas, novamente mais relacionadas com o pigmento vermelho.

Dermatite de contato: alergia causada por produtos usados durante a cicatrização da tatuagem são exemplos a vaselina e pomadas antibióticas, como o nebacetin.

Em qualquer tipo de reação é importante que você seja avaliado por um dermatologista para iniciar o tratamento ideal. Em alguns casos a tentativa de remoção da tatuagem pode induzir grande piora do quadro se tornando ainda mais complicado e perigoso, por isso nunca tente remover uma tatuagem que lhe deu alergia sem o acompanhamento do seu dermatologista.