image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Blog

Tricorrexis Nodosa

Cabelos frágeis? Pode ser Tricorrexis Nodosa.

Esse nome difícil significa o aparecimento de pequeninos nódulos esbranquiçados ao longo do fio de cabelo. Ao passar a mão pelo seu fio de cabelo você sente áreas ásperas, em diversas alturas do comprimento.

O que é isso?

Essas bolinhas representam áreas em que houve separação parcial das fibras que formam o cabelo, ou seja, é uma área de fragilidade do fio onde ele poderá quebrar com facilidade. Elas ocorrem quando a camada mais externa da haste capilar foi danificada. Essa camada era a proteção da fibra, que foi perdida.

A quebra do fio nestes locais acontece com mínimos traumas como pentear, passar a mão ou até espontaneamente.

Na prática, a mulher nota que seu cabelo está áspero, não cresce e se a quebra for muito perto do couro cabeludo pode até aparecer área de falha.

Por que isso acontece?

A causa mais frequente são os traumas mecânicos ou químicos:

  • Água quente no banho;
  • Uso constante de secador em altas temperaturas;
  • Prancha/chapinha;
  • Tinturas, luzes;
  • Qualquer tipo de alisamento;
  • Escovação excessiva, com escova inadequada ou com muita força;
  • Exposição solar sem proteção aos fios.

Tratamento da Tricorrexis Nodosa:

O tratamento da Tricorrexis Nodosa consiste principalmente em eliminar os fatores causadores do dano. Diminua as colorações, pare de alisar, use o secador em temperatura mais baixa distante do fio, use proteção solar e diminua a temperatura do banho. Capriche nas hidratações, nutrições e reconstruções dos fios, no salão ou em casa.

O dermatologista poderá lhe orientar como fazer esta sequência de cuidados com máscaras da forma correta além de prescrever tônicos e vitaminas que fortifiquem o cabelo e acelerem o crescimento dos fios.

Importante ter em mente que uma vez que o dano ocorre, não há como revertê-lo. Os fios danificados somente serão eliminados com o crescimento de um fio novo mais saudável. Para substituir totalmente aquele fio levará em média de 2 a 4 anos dependendo da velocidade de crescimento dos fios!!!

Atenção: Existem doenças genéticas onde desde a infância existe este tipo de nódulo nos fios e outros familiares apresentam o mesmo problema. Nestes casos é essencial o acompanhamento médico.