image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Acrocórdons e Fibromas

Acrocórdons e Fibromas

Sabe aquelas pequenas bolinhas que aparecem no pescoço? Que engatam nos colares? Elas são chamadas Acrocórdons. Aparecem igualmente em homens e mulheres e tem forte tendência genética.

Mas o que é Acrocórdon?

Trata-se de um pequeno tumor benigno da pele, extremamente comum na meia idade formado por tecido colágeno frouxo.  São bolinhas grudadas na pele ou penduradas, que variam desde cor da pele até castanho ou enegrecidas. Tem em geral de 1 a 5mm de diâmetro, podendo aparecer em pequeno ou grande número espalhadas pelo corpo.

E Fibroma mole, o que é?

A denominação de fibroma mole é dada para lesões maiores, de aspecto pendurado, porém tem a mesma formação do acrocórdon.

Essas lesões doem?

Não apresentam sintomas. Porém se ocorrer atrito na pele ou acúmulo de suor podem inflamar.

Aonde aparecem?

Os locais mais comuns de aparecimento são as áreas de dobras de pele como pálpebras, pescoço, axilas, abaixo dos seios e virilhas.

Existe algum fator de risco para o aparecimento delas?

Sim, estão associadas a condições como obesidade, resistência à insulina, diabetes e síndrome dos ovários policísticos. Geralmente aumentam em número durante a gravidez.

Como tratar?

Existem diversas modalidades de tratamento como a crioterapia, eletrocoagulação, e retirada com um delicado kit cirúrgico especial. No caso do fibroma mole a retirada é cirúrgica com fechamento por pontos.

Ligue e marque sua consulta!