image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Depilação a Laser

Estruturas pelo

Depilação a Laser: Fim dos pelos

Só de falar em depilação, a maioria das mulheres já pensa em dores, no tempo que gastamos com isso, nas diversas alergias e métodos pouco eficazes disponíveis por aí. Com o surgimento da depilação a laser, o sonho do corpo lisinho parece ter finalmente se realizado. Para ajudar você a escolher qual é o processo mais adequado ao seu corpo, vamos responder algumas dúvidas, vem!

Apesar dos pelos serem freqüentemente considerados apenas como de importância cosmética, eles também tem função sensorial, reduzem a fricção em certas áreas anatômicas, protegem contra o frio e desempenham um papel fundamental na diferenciação sexual.

Porém há muito tempo o ser humano procura por métodos para a remoção de pelos indesejáveis como raspagem, cremes depilatórios, aparelhos depilatórios para arrancamento, eletrólise, cera, fio e por aí vai.

Vamos entender um pouco mais desse processo?

Existe um tipo específico de laser para depilação?

Vários tipos de laser podem ser usados para obter resultados duradouros, incluindo o laser de diodo, o alexandrite, Rubi, Nd: YAG e LIP. Alguns apresentam melhor resposta para pelos finos e claros, outros para grossos e escuros, a escolha do melhor aparelho para cada caso será feita pelo médico dermatologista.

Como Funciona o tratamento?

O laser produz um feixe de luz altamente concentrado. Essa luz é absorvida pelo pigmento do pelo (melanina), destruindo o bulbo (raiz) e impedindo um novo crescimento. A cada sessão novos pelos serão destruídos.

Como saber quantas sessões são necessárias?

O número sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento deles. As várias sessões são necessárias, pois o laser atinge o folículo quando o pelo está na fase de crescimento e o enfraquece.  Os pelos que não se encontram em fase de crescimento não serão destruídos pelo laser. Em média são necessárias de 6 a 8 sessões de tratamento com intervalos de 30 a 60 dias entre elas.

O resultado do tratamento varia de paciente para paciente, pois fatores como cor da pele, cor do pelo, espessura do pelo são determinantes. De modo geral 80% dos pelos são eliminados.

Quais são os cuidados?

Após as sessões você pode retornar a suas atividades imediatamente. Proteção solar é recomendada em todas as áreas expostas do corpo. O paciente não poderá de forma alguma estar bronzeado ao realizar o tratamento, pois trará risco de queimaduras e manchas. Por isso, recomendamos não deixar o tratamento próximo ao verão, prefira sempre períodos onde a exposição ao sol é menor.

Mas atenção, o tratamento é mesmo Definitivo?

Não.

A depilação com laser é definitiva para a maioria dos pelos tratados, mas o termo “Depilação Definitiva” não é apropriado, porque pressupõe que uma vez tratada nunca mais existirá qualquer pelo naquela área, o que não é verdade. Após um intervalo variável de tempo, novos pelos podem aparecer no local tratado, devido a fatores hormonais ou outras causas. Há necessidade de uma manutenção esporádica em praticamente todos os casos. Na adolescência não se pode assegurar resultados definitivos para os pelos tratados.

Existem restrições para o tratamento? Há riscos?

Sim, existem restrições.

  • Pacientes gestantes e em amamentação.
  • Durante o uso de Isotretinoína (Roacutan).
  • Algumas doenças como Epilepsia impedem o uso específico da Luz Pulsada.
  • Pacientes com a pele bronzeada.
  • Vitiligo não estável.

Como todo o tratamento médico há riscos de complicações como queimaduras, manchas brancas ou escuras e até cicatrizes. O risco é maior em peles morenas e bronzeadas. Por isso a necessidade de realizar com profissional habilitado.

Posso eliminar pelos de qualquer lugar do corpo?

Não, pelos finos e claros do tipo penugem e pelos brancos não são eliminados pelo laser, já que ele “enxerga cor”. Não conseguimos definir desenhos, então pelos das sobrancelhas também não podem ser feitos com o laser.

Ligue e marque sua consulta!