image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Dermatite Seborréica

Dermatite Seborréica caspa body

Dermatite Seborréica

A dermatite seborréica, também chamada de eczema seborréico ou caspa, é uma doença da pele bastante comum e de pouca gravidade. Estima-se que até 20% da população tenham a doença.

O que é?

É uma inflamação crônica da pele que aparece em pessoas com predisposição genética. A causa exata do seu aparecimento ainda é desconhecida, porém um excesso na produção de sebo pela pele, com predominância de gorduras irritativas (como se seu corpo “errasse a receita” ao produzir o sebo) e o crescimento exagerado de um fungo presente na pele de todos nós, a Malassezia furfur estão envolvidos. É importante salientar que a Dermatite seborréica não é contagiosa e não aparece por falta de higiene.

Aonde aparece?

Os locais mais comuns de lesão são justamente as áreas de pele com maior produção de sebo como face (principalmente laterais do nariz, sobrancelhas e testa), couro cabeludo, cílios, orelhas, peito e costas. A produção de sebo pelas glândulas da pele ocorre por estímulo do hormônio masculino (androgênio) por isso a Dermatite Seborréica costuma aparecer principalmente após a puberdade.

Como se manifesta?

Geralmente a área acometida tem intensa produção de sebo (a chamada seborréia), com vermelhidão, descamação e sensação de coceira ou ardência. Alguns pacientes tem uma descamação grossa que forma crostas principalmente no couro cabeludo. A Dermatite seborreica por ser doença crônica, terá fases de melhora e piora ao longo do ano.

Diagnóstico:

O Diagnóstico é feito pelo médico dermatologista ao exame durante a consulta. Não é necessário pedir nenhum exame complementar na maioria dos casos, somente nos casos de manifestações diferentes da usual (como axilas, virilha) onde se faz necessário a biópsia de pele ou outros exames como o micológico (raspado de pele) ou teste de contato (para diferenciar de certas alergias de pele).

Fatores de piora:

  • Estresse emocional e físico (após cirurgias, por exemplo);
  • Banhos quentes;
  • Uso de produtos oleosos como cremes na face ou condicionadores, pomadas e gel de cabelo;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Tempo frio;
  • Comidas gordurosas;
  • Uso excessivo de capacetes ou bonés;

Tratamento:

Não existe medicação que cure a Dermatite seborreica, conseguimos o controle da doença através do uso de alguns produtos e mudança de hábitos de vida. O veículo do produto de tratamento dependerá da área acometida, sendo shampoos, loções, cremes ou pomadas. O médico dermatologista irá prescrever produtos que controlem a produção exagerada de sebo pela pele e também o crescimento do fungo envolvido.

Em associação deixamos substâncias calmantes para diminuir a coceira e a vermelhidão da pele. Nos casos mais extensos tratamento em cabines de fototerapia se mostra bastante benéfico.

Ligue e marque sua consulta!