image
Sed ut perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusantium doloremque. Perspiciatis unde omnis iste natus error sit voluptatem accusa.
Recent Posts
Search
 

Minoxidil na queda de cabelos

Minoxidil na queda de cabelos

O Minoxidil é uma medicação profundamente estudada em pesquisas científicas em todo o mundo, com comprovação científica de sua eficácia. Saiba pra que ele serve no tratamento da queda de cabelos.

Quem tem ou já teve queda de cabelos alguma vez na vida com certeza já ouviu falar no medicamento Minoxidil, muito famoso nos Estados Unidos pelo nome comercial de Rogaine.

Mas afinal de contas qual a ação deste medicamento na queda de cabelos?

Medicação profundamente estudada em pesquisas científicas em todo o mundo, com comprovação científica de sua eficácia. Foi inicialmente usado de forma oral para tratamento de pressão alta, e observaram que os pacientes tinham crescimento de pelos no corpo principalmente no couro cabeludo, melhorando quedas de cabelos.

Mecanismos de ação:

  • Age através do bloqueio da ação do hormônio masculino na raiz dos cabelos. A conversão de Testosterona na raiz dos fios por uma versão mais potente chamada DHT faz com que os cabelos fiquem progressivamente mais finos e fracos. O minoxidil impede este processo.
  • Prolonga a fase de crescimento do ciclo capilar.
  • Estimula a proliferação das células.
  • Aumenta a vascularização do couro cabeludo, melhorando a oxigenação dos cabelos e a chegada de nutrientes.

O minoxidil somente terá efeitos nos folículos “vivos”, ou seja, aonde ainda há poro aberto com possibilidade de novo fio nascer. Após algum tempo do início da queda de cabelos os poros podem fechar, virando cicatrizes e não mais poderá nascer cabelo ali. Por isso quanto mais cedo o início do tratamento, melhores serão os resultados.

Posso comprar o Minoxidil sem receita médica?

Apesar de ser vendido sem receita, o minoxidil assim como toda medicação é passível de efeitos colaterais, por isso seu uso não deve ser feito sem acompanhamento médico. Além de que há algumas instruções de uso para obter uma boa resposta ao tratamento, seu médico irá lhe orientar corretamente.

Alguns efeitos colaterais possíveis:

  • Aumento da queda nas primeiras semanas de uso. O Minoxidil na verdade antecipa a saída dos fios que já estavam na fase de queda para que novos fios venham em sequencia.
  • Irritação no couro cabeludo, com ressecamento, coceira e até vermelhidão.
  • Hipertricose facial, ou seja, aparecimento de fios do tipo penugem na face, principalmente na testa. Reversível após a parada do tratamento.
  • Tonturas, pressão baixa e náuseas.
  • Síndrome da Polimialgia: síndrome rara, em que o paciente sente forte dor muscular principalmente nos ombros, com cansaço, perda de peso e de apetite, com alterações nos exames de sangue. Após a parar o uso do produto todos os pacientes tiveram melhora total.

Então se você notou queda ou diminuição dos cabelos procure seu dermatologista para ter o acompanhamento e tratamento adequados.

Ligue e marque sua consulta!