É uma inflamação crônica da pele que aparece em pessoas com predisposição genética. A causa exata do seu aparecimento ainda é desconhecida, porém um excesso na produção de sebo pela pele, com predominância de gorduras irritativas (como se seu corpo “errasse a receita” ao produzir o sebo) e o crescimento exagerado de um fungo presente na pele de todos nós, a Malassezia furfur estão envolvidos. É importante salientar que a Dermatite seborréica não é contagiosa e não aparece por falta de higiene.
Os locais mais comuns de lesão são justamente as áreas de pele com maior produção de sebo como face (principalmente laterais do nariz, sobrancelhas e testa), couro cabeludo, cílios, orelhas, peito e costas. A produção de sebo pelas glândulas da pele ocorre por estímulo do hormônio masculino (androgênio) por isso a Dermatite Seborréica costuma aparecer principalmente após a puberdade.
Geralmente a área acometida tem intensa produção de sebo (a chamada seborréia), com vermelhidão, descamação e sensação de coceira ou ardência. Alguns pacientes tem uma descamação grossa que forma crostas principalmente no couro cabeludo. A Dermatite seborreica por ser doença crônica, terá fases de melhora e piora ao longo do ano.
O Diagnóstico é feito pelo médico dermatologista ao exame durante a consulta. Não é necessário pedir nenhum exame complementar na maioria dos casos, somente nos casos de manifestações diferentes da usual (como axilas, virilha) onde se faz necessário a biópsia de pele ou outros exames como o micológico (raspado de pele) ou teste de contato (para diferenciar de certas alergias de pele).
Fatores de piora:
Tratamento:
Não existe medicação que cure a Dermatite seborreica, conseguimos o controle da doença através do uso de alguns produtos e mudança de hábitos de vida. O veículo do produto de tratamento dependerá da área acometida, sendo shampoos, loções, cremes ou pomadas. O médico dermatologista irá prescrever produtos que controlem a produção exagerada de sebo pela pele e também o crescimento do fungo envolvido.
Em associação deixamos substâncias calmantes para diminuir a coceira e a vermelhidão da pele. Nos casos mais extensos tratamento em cabines de fototerapia se mostra bastante benéfico.
Powered by WhatsApp Chat