Não, os primeiros sinais poderão ser observados em 48 a 72 horas e atingem o efeito máximo em 2 semanas. A duração do efeito pode variar em cada pessoa, sendo em média de 4 a 5 meses para o tratamento de rugas da face e de 9 meses para o tratamento de hiperidrose.
Os resultados e duração variam entre os indivíduos e também por influência do estilo de vida, por exemplo, uso de algumas medicações, exposição solar, estresse intenso, pacientes fumantes e esportistas costumam ter duração menor.
O início do tratamento idealmente deve ser quando as rugas de expressão ainda não se tornaram evidentes com o rosto em repouso. Assim podemos prevenir ao máximo o seu aparecimento.
Sim, a aplicação de toxina na região da testa pode, através de pontos estratégicos de injeção melhorar o arqueamento e o desenho da sobrancelha. Uma vez que o músculo da testa é o responsável pelo movimento de levantar as sobrancelhas.
Não existem cremes que apresentem Toxina Botulínica em sua formulação. Os cremes atuam superficialmente sobre a pele, enquanto que a Toxina Botulínica atua diretamente no músculo onde é injetada, por isso nenhum creme é capaz de proporcionar efeito comparável a ela.
Durante muito tempo houve medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão”, mas isso não ocorre se feito corretamente.
Um rosto harmônico após a aplicação da toxina é a combinação de um senso estético muito apurado por parte do médico, domínio da técnica, experiência, além de profundo conhecimento da anatomia e função de todos os músculos da face.
A avaliação do formato do rosto, tipo de pele, tamanho e formato dos olhos, tamanho da testa são essenciais para adequar o desejo do paciente com sua estrutura anatômica.
Em outro artigo falaremos sobre o uso da Toxina Botulínica no tratamento de sudorese excessiva.